A Cultura e A Arte Oriental são pródigas na sua função de apresentar para o mundo suas representações e interpretações sobre fenômenos humanos, especialmente, sobre as relações das pessoas com elas mesmas e com o ambiente em que vivem.
Na VI Bienal de Psicanálise e Cultura da SBPRP teremos o prazer de contar com a presença do fotógrafo Vanderlei de Souza Jr., nos dias 18, 19 e 20 de maio de 2023, com a exposição permanente do seu trabalho fotográfico “Coser em Ouro”.
Neste trabalho, Vanderlei se inspirou e teve como base a Arte Milenar Japonesa Kintsukuroi do século XV (também conhecida por reparo com ouro) que se vale de uma espécie de cola de ouro para unir os cacos de algum objeto de cerâmica antigo que havia sido quebrado ou danificado. Essa ação “reparadora” tem como principal fundamento, propiciar a esse objeto uma nova perspectiva de Existência, revalorizando sua importância e considerando a condição de impermanência do humano, em constante transformação.
Vanderlei nos apresentará seu olhar sensível por meio de fotos de faces de pessoas, em que as marcas e traços dourados realizados nas faces, similares as emendas douradas da técnica do Kintsukiroi, realçam algo comumente desprezado pela nossa Sociedade Contemporânea – as rugas e marcas do tempo nos rostos humanos. Para o fotógrafo cada ruga e cada marca de expressão revelam as fraturas impostas pelos desafios inerentes da vida. Em sua arte, Vanderlei lança um novo olhar sobre algo que seria habitualmente escondido, descartado e depreciado na cultura ocidental, possibilitando ao observador e apreciador do seu trabalho, um olhar empático sobre um sem número de Humanidades Possíveis.
Convidamos a todos os participantes da VI Bienal para visitarem a exposição ao longo do Evento.
Local: Auditório Topázio – Hall 2o Andar – Sala Turquesa