VI Bienal

Termos e condições de pagamentos

Sociedade Brasileira de Psicanálise de Ribeirão Preto – SBPRP utiliza uma plataforma unificada de eventos, assim todos os eventos promovidos e organizados pela nossa instituição utilizarão este mesmo ambiente digital para inscrições em eventos, é uma plataforma tecnológica para facilitar a venda de ingressos, inscrição para eventos, cobrança para eventos e a gestão de participantes. 

Os Termos e condições a seguir expressos são baseados nos princípios da SBPRP e representam os termos de serviço que regem nosso relacionamento com os Usuários, que interagem através do domínio www.sbprp.org.br, de todas as suas páginas e subdomínios, através da nossa plataforma de eventos. Portanto, ao usar ou acessar os serviços da SBPRP você concorda com esta declaração, que poderá ser eventualmente atualizada.

Portanto, ao se inscrever e participar dos eventos promovidos pela SBPRP, você concorda com os Termos de Condições expressos neste documento.

1. Privacidade

Os dados cadastrados em nossa plataforma serão utilizados para compilar a lista de participantes, que poderá ser utilizada para:

(i) Cadastro na base de dados de relacionamento com usuários da SBPRP, especialmente para organização do Evento;

(ii) Envio de e-mail newsletter aos inscritos e participantes, com o objetivo de enviar informativos e conteúdos relacionados aos eventos e demais atividades e serviços da SBPRP. A qualquer momento, você poderá realizar o cancelamento da subscrição do newsletter, bastando clicar em “Descadastre-se caso não queria receber mais e-mails”, no próprio e-mail recebido ou solicitar à SBPRP para que faça o cancelamento da sua subscrição, através do e-mail sbprp.privacidade@gmail.com  

(iii) Compartilhamento da lista de participantes do Evento (com apenas os dados essenciais) com os fornecedores que emitirão o certificado para aqueles que tiverem interesse e fizerem a requisição expressa no ato da inscrição; se for evento físico em local diverso da sede da SBPRP, compartilhamento com fornecedores locais e acomodações para fins de reserva do espaço e também para a identificação e confirmação do inscrito na entrada do estabelecimento.

(iv) Caso você seja o palestrante, seus dados essenciais poderão ser compartilhados pela SBPRP no site e demais mídias oficiais para promoção do evento, bem como fornecidos para os participantes, a fim de exibir tais informações antes, durante e após o evento.

2. Fotografia e Gravação

Os eventos físicos, virtuais ou híbridos realizados pela SBPRP são gravados e fotografados.

Portanto, ao participar do Evento, você estará sujeito a filmagem e/ou fotografia, o que autoriza e concede à SBPRP, o direito de:

(i) Gravar e/ou registrar foto e voz com o emprego de recursos de fotografia e filmagem para produção mídia audiovisual, bem como empregar a identificação de seu nome e outras informações sobre a sua pessoa enquanto participante deste evento, para a produção da mídia em questão;

(ii) Editar o registro em uma galeria de fotos/curta-metragem/webinar (que pode incluir outras gravações e materiais);

(iii) Apresentar no Evento e/ou divulgar as informações citadas anteriormente de forma on-line (inclusive nas mídias sociais).

Dessa forma, por meio deste Termo, você:

(i) Desobriga a SBPRP de qualquer infração ou violação de direitos pessoais e/ou de propriedade de qualquer espécie, com base no uso dos registros de audiovisual citados anteriormente;

(ii) Reconhece que a SBPRP possui e deve possuir todos os direitos, títulos e interesses (incluindo direitos autorais) destes registros;

(iii) Reconhece ainda que a SBPRP não é obrigada a usar estes registros;

(iv) Garante que tem todo o poder para fornecer a autorização sobre a sua imagem/voz descrita na versão deste documento, e que os termos desta versão não entram em conflito com nenhum compromisso existente da sua parte;

(v) Entende que não irá receber nenhum tipo de remuneração por estes registros, salvo acordo expresso em contrário.

3. Aviso Legal

No momento da sua inscrição, a SBPRP assegura que forneceu as informações mais recentes disponíveis sobre os termos e condições de participação no Evento.

Além disso, a SBPRP, responsável pela plataforma de divulgação dos eventos, cadastra os eventos e publica seus conteúdos. Ao fazê-lo, compromete-se em:

(i) Publicar eventos ou quaisquer conteúdos que sejam verdadeiros e com informações completas. Assim, é de responsabilidade do Organizador comunicar com exatidão informações como local, data, horário, valores, atrações, serviços oferecidos, contato, política de cancelamento, política de meia-entrada para fins de atendimento do contido na Lei 12.933/13 e Decreto 8.537/2015, restrição de faixa etária e qualquer outra informação que seja relevante para os Compradores ou, ainda, para a validação da realização dos eventos;

(ii) Publicar eventos ou quaisquer conteúdos que o Organizador tenha o direito e capacidade de cumprir. Assim, o Organizador assume que os eventos ou conteúdos publicados têm todos os seus trâmites finalizados junto a atrações, local, patrocinadores, fornecedores, órgãos públicos e qualquer outra parte interessada e que é capaz e irá entregar tudo o que foi anunciado. Além disso, o Organizador confirma que tem direitos sobre o evento ou conteúdo publicado e que não está infringindo nenhuma patente, marca registrada ou direito autoral de qualquer pessoa ou entidade;

(iii) Não agir como qualquer outra pessoa ou entidade. Isso inclui não publicar eventos ou conteúdos caso o Usuário da plataforma seja um promoter, comissário ou afins.

(iv) Não publicar eventos ou quaisquer conteúdos que sejam ilegais, racistas, ameaçadores, difamatórios, obscenos, vulgares ou invasivos da privacidade alheia;

(v) Ter total responsabilidade sobre os links e redirecionamentos postados na descrição da página pública do evento;

(vi) Ser responsável por instruir os Compradores, bem como disponibilizar e divulgar links de acesso em casos de eventos que venham a ocorrer virtualmente;

(vii) Verificar o mailing e se certificar que os endereços eletrônicos são confiáveis. A SBPRP possui ferramenta que permite que o envio convites e informações personalizados por e-mail;

(viii) Comunicar imediatamente casos de cancelamento de evento, cancelamento de atração, alteração de data, alteração de local ou qualquer outra alteração relevante referente ao seu evento;

(ix) Utilizar a plataforma somente para a comercialização de ingressos / inscrições / contribuições para eventos. A plataforma não pode ser utilizada para qualquer outro tipo de comercialização ou transação que não seja de ingressos / inscrições / contribuições para eventos;

 A SBPRP se reserva o direito de atualizar os Termos e Condições de Participação no Evento sem aviso prévio, cabendo ao participante ou palestrante consultar a regra vigente por meio de contato com a SBPRP, bem como, consultar este Termo a cada novo evento inscrito.

Durante a realização do Evento, a SBPRP não poderá controlar todo o conteúdo publicado ou disseminado. Você pode considerar comunicações, gráficos, arquivos de áudio ou outras informações de outros participantes e/ou de palestrantes inapropriados, ofensivos, prejudiciais, imprecisos, desonestos ou enganosos, mas você é o único responsável pela sua conduta, comportamento e eventual interação durante o Evento, de modo que concorda em agir com responsabilidade, cautela, bom senso e segurança enquanto estiver presente na conferência, preservando a ética e os bons costumes das relações entre os envolvidos no Evento.

A SBPRP, diretores, membros e funcionários não serão responsáveis por quaisquer perdas, danos, reclamações ou despesas decorrentes ou referentes (mas não limitadas) a condutas e comportamentos de terceiros (seja palestrante ou participante), ou ainda informações por eles prestados antes, durante ou depois do Evento, em todo e qualquer formato e plataforma, a qualquer tempo.

4. Processamento de vendas e de pagamentos

Os ingressos/inscrições/contribuições comprados através do site da SBPRP são realizados por meio de integração deste com a plataforma de pagamentos da PagSeguro/PagBank e serão enviados ao e-mail indicado pelo Comprador tão logo o pagamento for aprovado.

O status da inscrição (efetivada/cancelada) ficará registrado na página do usuário que pode ser acessada por login e senha.

Os dados registrados para pagamento poderão ser realizados via boleto e processado em até 72 horas úteis, após o pagamento realizado, no caso de pagamento feito via cartão de crédito em até 48 horas úteis após o pagamento realizado.

A SBPRP não armazena ou tem qualquer acesso às informações utilizadas para processamento do pagamento, como por exemplo, os seus dados de cartão de crédito, pois estes são processados de maneira criptografada e diretamente pela empresa PagSeguro/PagBank.

5. Cancelamento de inscrições e reembolso de transações

As regras para os pedidos de cancelamento de inscrições e reembolso de transações são divulgadas na página de inscrições juntamente com as tabelas por tipo de inscrição. As regras são aplicadas de acordo com as normas estabelecidas pela Comissão Organizadora do Evento.

O usuário deverá ficar atento aos valores e informações descritas na página de informações sobre as inscrições.

6. Cadastro e inscrições nos eventos

Ao criar uma conta no site da SBPRP, você concorda e se compromete em fornecer informações verdadeiras, completas e atualizadas sobre si mesmo. Caso identificarmos inconsistências ou eventuais riscos em relação ao usuário ou às suas atividades e consideramos a necessidade de validação das informações cadastradas, você se compromete em nos fornecer as comprovações que lhe forem requisitadas;

Se tivermos motivos e indícios que indiquem que quaisquer informações cadastradas não são verdadeiras, teremos o direito de suspender ou encerrar a sua conta, bem como nos recusar a prover quaisquer de nossos serviços;

Qualquer erro, atraso, prejuízo ou dano causado devido ao cadastramento de informações incorretas, incompletas ou desatualizado é de total responsabilidade do Usuário.

Usuário e senha:

A titularidade do cadastro é pessoal. Apenas o titular da conta cadastrada poderá ter acesso aos dados relativos a ela. 

Alterações em dados cadastrados somente poderão ser feitas pelo próprio Usuário em sua área logada. A SBPRP não tem prerrogativa para fazer esse tipo de alteração, independentemente da razão alegada ou circunstância.

Lembre-se: você é responsável por manter a confidencialidade de seus dados de Usuário e senha criados no ato de inscrição ou cadastro no site da SBPRP. Assim, cada usuário é exclusivamente responsável por todas as suas senhas de acesso, que são pessoais, intransferíveis e de uso exclusivo do usuário, que assume integral responsabilidade pelo uso indevido por terceiros e compromete-se a mantê-las em sigilo e guardá-las em segurança. 

Além disso, você se compromete em nos notificar imediatamente acerca de quaisquer usos não autorizados de sua conta ou quaisquer outras violações de segurança. A SBPRP não será responsável por quaisquer perdas e danos resultantes de acessos não autorizados ou uso indevido em sua conta.

Portanto, orientamos que as senhas de acesso à conta criada pelo usuário sejam fortes, com pelo menos 8 (oito caracteres), sendo pelo menos uma letra maiúscula, uma minúscula e números e símbolos.

Nunca revele sua senha a ninguém e jamais deixe que alguém utilize a sua conta na SBPRP autenticado com o seu login e senha. 

7. Cadastro Realizado por Terceiros

Se outra pessoa se registrar em seu nome, cabe ao responsável notificá-la dos termos e condições do registro, pelos quais concordará em nome do participante.

A SBPRP não se responsabiliza por cadastros realizados por terceiros em seu nome. No entanto, caso identifique que alguém se cadastrou no evento da SBPRP utilizando os seus dados pessoais, entre em contato com conosco pelo e-mail em sbprp.privacidade@gmail.com para informar o caso e podermos tomar as medidas cabíveis.

8. Disposições Gerais

A SBPRP não se responsabiliza por qualquer dano ou prejuízo com envio de informações ou de conteúdo publicitário que não tenham sido disparados pela própria SBPRP, sejam esses últimos legítimos ou indesejados, e também não se responsabiliza pelo conteúdo das opiniões postadas na página dos eventos;

Os Termos de Uso não geram qualquer direito de exclusividade, a menos que as partes venham a firmar acordo escrito nesse sentido, bem como nenhum outro direito ou obrigação diverso daqueles aqui expressamente previstos, ficando afastada qualquer relação, ostensiva ou remota, de sociedade ou associação;

A comunicação entre a SBPRP e o Usuário deverá ser realizada pelos canais oficiais de atendimento indicados e disponibilizados no site www.sbprp.org.br   

Violações aos Termos e Condições aqui expressas devem ser relatadas ao e-mail sbprp.secretaria@gmail.com  

Você também deve acessar nossa Política de privacidade para maiores informações sobre o uso e tratamento de dados pessoais pela SBPRP.

Última atualização: Ribeirão Preto, 06 de maio de 2022

Vanderlei de Souza Jr.

Vanderlei tem a Odontologia como sua ocupação profissional e a Fotografia como meio de expressão. Iniciou sua jornada no mundo fotográfico nos primeiros anos da década de 2000 e logo se tornou obcecado com os fundamentos de uma boa foto: iluminação, equilíbrio, composição e uso do espaço. Realizou diversos cursos de técnica e composição fotográfica e se abastece do contato e da experiência com as mais variadas formas de arte e cultura para realizar seu trabalho fotográfico.

Fotografia de rua e fotografia autoral são as áreas que mais lhe atraem e para as quais dedica mais atenção.

Possui fotos aceitas em concursos de fotografia pelo país e recentemente fotografia de sua autoria foi premiada como Destaque da Crítica na 47ª Semana de Arte de Portinari, em Brodowski (SP).

Noemi Jaffe

Noemi Jaffe é escritora, professora de literatura e de escrita e crítica literária. Doutorouse em Literatura Brasileira pela USP. Publicou “O que os cegos estão sonhando” (Ed. 34-2012), “A verdadeira história do alfabeto” (Companhia das Letras – 2012), vencedor do Prêmio Brasília de Literatura em 2014, “Irisz: as orquídeas”(Companhia das Letras – 2015), “Não está mais aqui quem falou”(Companhia das Letras – 2017) e “O que ela sussurra”, entre outros. Desde 2016, mantém o Centro Cultural Literário Escrevedeira, em parceria com Luciana Gerbovic e João Bandeira

Ana Rita Nuti Pontes

Psicanalista. Membro Associado da SBPSP e Membro Efetivo com função didática da SBPRP.

Catharina Conte

Catharina Conte divide nos papéis de atriz, diretora, performer, professora de teatro e filmmaker e se define como Multiartista. Graduou-se em Produção Audiovisual pela PUCRS e concluiu o Bacharelado em Teatro com ênfase em atuação na UFRGS. Seu trabalho COMO SOBREVIVER AO FIM DO MUNDO foi premiado com Melhor Atriz e Direção Revelação Prêmio Açorianos em 2014. Estudou na New York Film Academy, em 2010 em Los Angeles. Em julho de 2016, estudou com Berty Tovias em Barcelona. Em 2016, Catharina dirigiu “CLOSER: o amor é suficiente?” de Patrick Marber, encenado no Sul do Brasil. Em 2018, se mudou para Londres em busca de novas trajetórias artísticas. É colaboradora do grupo LegalAliens Theatre e StoneCrabs Theatre. Dirigiu o show “THE SKY FIVE MINUTES BEFORE A STORM”, da brasileira Silvia Gomez, apresentado recentemente no Southwark Playhouse, em Londres.

Cláudio Laks Eizirik

Analista Didata da Sociedade Psicanalitica de Porto Alegre
Professor Emérito de Psiquiatria da Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Ex Presidente da IPA e da FEPAL
Prêmio Sigourney de Psicanálise, 2011
Autor de trabalhos, capítulos e livros sobre a formação, a prática e as instituições psicanalíticas, o processo de envelhecimento e as relações da psicanálise com a cultura e a psiquiatria.

Eliane Grass Ferreira Nogueira

Psicanalista, membro associado da Sociedade Brasileira de Psicanálise de Porto Alegre, diretora científica gestão 17/19, membro da diretiva Fepal 21/22, membro fundador e ex-coordenadora do Projeto Ubuntu (Bolsas Formação para colegas negros, negras e indígenas), artigos publicados na Revista Brasileira de Psicanálise, Revista da SBPdePA e da SBPSP e no Observatório Psicanalítico (Febrapsi)

Khadim Ndiaye

Khadim Ndiaye é senegalês, residente no Brasil. Artista da dança, coreógrafo e educador. Apaixonado pelos impulsos criativos do corpo. Formado em dança africana contemporânea e neoclássica na academia de dança Alvin Ailey – Senegal (2015) Khadim começa sua trajetória artística através do teatro. Em 2006 passa a integrar a grande Cia Ballet Silaba, com quem desenvolve as danças tradicionais de Guiné e com quem participa de diversas criações e festivais. Teve formação clássica com o Ballet André Lorenzetti no Senegal. Participou do Festival de Artes Negra junto ao Ballet Nacional do Senegal – La Linguère em 2010. Desde 2012 é integrante da Cia SeneAfrica, direção de Ibrahima Sarr. Premiado em primeiro lugar no concurso Oscar de Vacances (2010 e 2014) Em 2014 participa de sua primeira formação na École des Sables, da consagrada bailarina, coreógrafa e pedagoga Germaine Acogny. Berço da dança africana contemporânea no Senegal, a École des Sables segue até os dias de hoje sendo sua morada de pesquisa e desenvolvimento coreográfico. Co- fundador e coreógrado da Cia Dáll Déllu, conexão Brasil – Senegal, com a qual realizou os espetáculos Amálgama (2020) e LIILA (2021). À partir de 2017 passa a contribuir com Cia’s na Europa e no Brasil, como PARSYIAM (2018) e Ibeu lo (2019)

Lorena Preta

Psicanalista IPA – membro Italian Psychoanalytical Society (SPI)

Lorena Preta é psicanalista italiana, Membro da Italian Psychoanalytical Society (SPI) e da International Psychoanalytical Association (IPA).

Graduou-se em Filosofia na Universidade La Sapienza de Roma com uma tese fora da faculdade em Psiquiatria intitulada Trabalho em grupo nas instituições . 

Diretora da International Research Group Geographies of Psychoanalysis.

Ex Editora-Chefe da Psiche (Journal of Psychoanalysis and Culture of the SPI).

Durante muitos anos foi Consultora Científica e Diretora da Spoletoscienza (Encontros de Ciência e Cultura no “Festival of Two Words” em Spoleto).

Autora de muitas publicações, algumas também publicadas no exterior. As últimas:

Dislocated Subject (2009), The Brutality of Things, Psychic Transformations of Reality (2015), Prendersi Cura (2020).

Marcelo Gleiser

Marcelo Gleiser é um cientista de renome internacional, professor titular de física e astronomia no Dartmouth College, doutorado pelo King’s College de Londres. É autor de mais de 100 artigos especializados e milhares de ensaios, publicados desde o New York Times à revistas infantis. Detentor do Presidential Faculty Fellows Award, dado em 1994 pelo então presidente Bill Clinton, conselheiro geral da Sociedade Americana de Física, vencedor de três prêmios Jabuti, autor de 15 livros com traduções em 17 línguas, presença em diversos documentários e séries de TV no Brasil e no mundo, colunista da Folha de São Paulo de 1997 a 2018, ex-diretor do Instituto de Engajamento Interdisciplinar do Dartmouth College. Marcelo é um dos intelectuais públicos de maior impacto no pensamento contemporâneo brasileiro e mundial.  Em 2019, foi o primeiro latino-americano a vencer o Prêmio Templeton, um dos mais prestigiosos do mundo, dado também à Madre Tereza de Calcutá e Dalai Lama, dentre outros.

Maria Luiza de Araújo Gastal

“Maria Luiza Gastal – Psicanalista da SPBsb, professora assistente do Instituto de Psicanálise Virginia Leone Bicudo, membro do Comitê de Clima da IPA. Bióloga, doutora em Ecologia pela Universidade de Brasília,  professora aposentada da UnB.”

Lattes: http://lattes.cnpq.br/2848198350526854

Mirian Malzyner

Psicóloga, Psicanalista, Membro efetivo e analista didata da SBPSP

Atualmente, membro da Diretoria de Cultura e Comunidade da SBPSP

Coordena seminários clínicos e teóricos sobre Psicanálise e Arte, tendo artigos e capítulos de livros publicados nessa interface.

Desenvolve atividades em Desenho e Ilustração.

Autora e ilustradora de dois livros infantis, publicados pela Editora Estúdio Aspas: “A grande vitória” e “Nara, a menina invisível dos olhos fugitivos”

Nurit Bensusan

Bióloga, Profa. Dra. Pesquisadora do Instituto Socioambiental

MESA – “Um sussurro da Esperança”

A ideia de termos na VI Bienal da Psicanálise e Cultura da SBPRP uma mesa que contemplasse a esperança surgiu a partir do contato com o artigo de Hanna Segal “O silêncio é o verdadeiro crime” (1971). Segal faz referência à Nadedja Mandelstam que foi casada com Óssip Mandelstam, um dos mais importantes poetas russos, que morreu em 1938, faminto e enlouquecido, depois de ter sido perseguido pelo regime stalinista. Seus poemas sobreviveram graças a sua viúva que os sussurrou dia após dia, incansavelmente, a fim de memorizá-los e posteriormente publicá-los.

Na tentativa de nos aproximarmos do sofrimento e das motivações de Nadedja e Óssip, encontramos no livro “O que ela sussurra”, da professora e escritora Noemi Jaffe, uma das palestrantes desta mesa, inspiração para sonharmos o amor, a dor e a luta por um mundo justo e humano. Seguindo nessa direção, o artigo da psicanalista e nossa outra convidada, Miriam Malzyner, “ Sobre Memoriais: a necessidade de lembrar e o desejo de esquecer” traz instigantes questões sobre a elaboração do luto e da necessidade de mantermos viva a memória das experiências vividas. Miriam propõe a construção de memoriais no lugar dos monumentos.  Certamente, será um momento único da VI Bienal. Aguardamos vocês!

Renan Barbosa

UMA TRAJETÓRIA SINGULAR

Já se vão 34 anos desde que Renan Barbosa iniciou sua carreira artística, participando de um festival de MPB com uma canção de sua autoria. Paraibano de Campina Grande, ele passou, desde então, a dividir seu tempo entre duas grandes vocações: a música e a psiquiatria — especialidade médica que ele concluiu em 1993, no Hospital das Clínicas da USP de Ribeirão Preto.

Naquela época, Renan já deixava claro seu caráter múltiplo e singular. E pelo interior paulista levou seus projetos musicais a teatros, casas de shows e unidades do Sesc. Até que, em 2005, mudou-se para a capital paulista, onde reside até hoje.

Na cidade de São Paulo, Renan expandiu as parcerias de criação e se cercou de grandes músicos e produtores, alcançando maior visibilidade e consolidando uma sólida trajetória, sem se desgarrar das raízes nordestinas.

Em 2011, foi o idealizador, produtor e um dos intérpretes do show Os homens de Chico, com foco nos personagens masculinos das canções de Chico Buarque, em três sessões com ingressos esgotados no teatro do Sesc Pompeia.

Em 2012, como integrante do Coletivo Cabeu (ao lado de Adriana Petroni, Mário Martinez e Fabio Cadore), lançou o EP homônimo, com show no SESC São Carlos. Por mais de dois anos, o grupo se reuniu para compor a oito mãos. Renan gravou várias canções do grupo.

Somente em 2014, quando somava 25 anos de trajetória musical, o artista lançou seu primeiro álbum, A voz do agora. O projeto teve direção musical de Dino Barioni, participações especiais de Toninho Ferragutti e Mário Manga, fotografia de Gal Oppido e incluiu composições inéditas de Fred Martins, Francisco Bosco, Alice Ruiz, Mário Martinez, Cassandra Véras, Coletivo Cabeu, entre outros.

Em 2019, gravou o EP Não sou melhor do que tu, no qual incorporou uma estética roqueira, inspirado nos ídolos Cássia Eller e Cazuza. Nesse meio tempo, estreou o show Do desejo, a partir do cancioneiro de Chico Buarque (personagens femininas) e poemas de Hilda Hilst. Com esse show, esteve em palcos de São Paulo e da Paraíba por três anos, não sem dar vazão a outros espetáculos, como Viço, Singularplural, Se todo mundo sambasse seria tão fácil viver, A vida se alarga quando um ponto finda e Passagem da noite.

No ano de 2019, fez uma participação no álbum A babel dos bichos, projeto infantil de Mário Martinez & Adriana Petroni, com a música Tô com a macaca.

No final de 2021, lançou o EP “Humano, demasiado insano”, apresentando músicas que, de alguma forma, refletem os conflitos do ser humano contemporâneo em relação ao tempo, aos seus desejos e ao seu papel no planeta. Tem feito shows em torno do deste EP, com sua banda.

Renata Martelli

Atriz; Arte-educadora; Contadora de Histórias; Performer; Direção Teatro e Cinema-Vídeo; Produtora. 

Bacharel em Cinema-Comunicação (FAAP-SP) /Fundadora do Grupo de Teatro LOS MUCHOS tchá-tchá-tchá (desde 1997) /Atriz em espetáculos teatrais com Grupo Fora do Sério, Cia. Cornucópia de Teatro, Cia. Balaco do Baco, Cia Dalapagarapa./ Participação como atriz e contadora de Histórias na Feira do Livro de Ribeirão Preto: Espetáculos Encerramento com  Duo de Acordeonistas Gilda Montans e Meire Genaro sobre Cora Coralina e sobre Mário de Andrade- SAM 22 e outros/ Espetáculo “O que é que a Carmen Miranda tem?” com Sexteto Colibri- Dir.: André Cruz/ Foi Emilinha  em “As Cantoras do Rádio”; Dir. Renato Grecco/ Performances teatrais e vídeo-arte junto à SBPRP- Sociedade Brasileira de Psicanálise de Ribeirão Preto (SBPRP), participando do  Congresso Internacional de Bion- Ribeirão Preto em 2018 e Espanha -2020. E outros eventos da SBPRP/ Prêmio de Melhor Atriz Festival de Vídeo R.G. do Sul/  Indicação Melhor Atriz  “Romeu  e Julieta”./ Filme: “O Nariz”- com Grupo Fora do Sério- Dir.: Jonas Golfeto/ Professora de Teatro Escola Miró / Biblioteca e Histórias – Escola Semente/ Diversos trabalhos artísticos: SESC; Escolas; Universidades; Festivais e outros.

Vladimir Safatle

Vladimir Safatle, professor titular da Universidade de São Paulo, psicanalista, professor convidado das Universidades de Paris 1, Paris 7, Paris 8, Paris 10, Toulouse, Louvain, Essex e visiting scholar da Universidade de Califórnia- Berkeley. É coordenador do Laboratório de Teoria Social, Filosofia e Psicanálise (Latesfip/USP), autor de vários livros sobre psicanálise, filosofia e política. Um de seus últimos livros ” Neoliberalismo como gestão do sofrimento psíquico” foi finalista do prêmio Jabuti 2022.

Leopoldo Fulgencio

Leopoldo Fulgencio. Professor Associado (Livre-Docente) do Instituto de Psicologia (USP). Autor de O Método Especulativo em Freud (2008, EDUC), Freud e Mach. Influências e Paráfrases (2016, Concern), Por que Winnicott? (2016, Zagodoni) e Psicanálise do SER (2020, EDUSP). Organizador, junto com outros colegas, de Freud na Filosofia Brasileira (2004, Escuta), A Fabricação do Humano (2014, Zagodoni; Prêmio Jabuti de 2015), Amar a si mesmo e amar o outro. Narcisismo e sexualidade na psicanálise (2016, Zagodoni; finalista do Prêmio Jabuti de 2017), A bruxa metapsicologia e seus destinos (Blucher, 2018, onde reúne seus artigos publicados no International Journal of Psychanalysis em seu diálogo com Simanke, Imbasciati e Girard, sobre a metapsicologia), Modalidades de pesquisa em psicanálise: métodos e objetivos (Zagodoni, 2018), Objetivos do tratamento psicanalítico (2020, Concern), Psicanálise do Ser. A Teoria Winnicottiana do Desenvolvimento Emocional como uma Psicologia de Base Fenomenológica (2020, EDUSP-FAPESP). Ex-coordenador do Grupo de Trabalho Psicanálise, Subjetivação e Cultura Contemporânea (de 2014 a 2017) da ANPEPP (Associação Nacional de Pós-Graduação em Psicologia); ex-coordenador do Grupo de Trabalho Filosofia e Psicanálise (de 2004 a 2006) da ANPOF (Associação Nacional de Pós-Graduação em Psicologia; Editor da Revista de Filosofia e Psicanálise Natureza Humana (de 2006 a 2009). Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Aprendizagem e do Desenvolvimento Humano do Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo.

ORCID: https://orcid.org/0000-0001-5730-7626

Email: lfulgencio@usp.br

Ligiana Costa

Ligiana Costa é brasiliense, nascida em São Paulo. Estudou canto lírico na UnB e fez especialização em canto barroco em Haia, na Holanda. De lá, seguiu para a Itália onde concluiu mestrado em filologia musical da renascença e idade média em Cremona e depois para a França, onde fez doutorado sobre ópera barroca junto ao Centro De Estudos da Renascença de Tours em co-orientação com a Universidade de Milão (Itália). Nesta época começou a cantar música brasileira e, logo em seguida, descobriu o gosto pela composição. Fez diversos shows na França e na Itália cantando sambas até que, depois de dez anos de velho mundo, retornou ao Brasil e lançou seu primeiro disco, De amor e Mar, gravado entre São Paulo, Paris e Brasília. Com este trabalho se apresentou em palcos diversos (de Dakar à Garanhuns, da Bulgária a Brasília). Em 2013 Ligiana lançou o disco Floresta, produzido e arranjado pelo maestro Letieres Leite e gravado em Salvador. Desde 2015 Ligiana vem se dedicando ao seu duo de música eletrônica barroca, NU (Naked Universe), em parceria com Edson Secco. NU já circulou pelo Brasil, Estados Unidos e Europa e tem dois discos lançados, o mais recente é Atlântica (2019). Ligiana assinou o programa diário matinal da rádio Cultura FM com enfoque na música clássica e cruzamentos e tem publicado livros ligados aos estudos musicológicos pela editora da Unesp e ministrado cursos sobre ópera e de voz pelo Brasil. Concluiu recentemente pós doutorado pela USP e publicou pela EDUSP o resultado de sua pesquisa, O Corego, premiado com o Prêmio Flaiano (2018) na Itália. Ligiana apresenta e dirige o podcast do Theatro Municipal de São Paulo e também é membro do comitê curatorial da temporada do teatro. Lançou em 2020 o disco EVA, produzido por Dan Maia e inteiramente vocal. Vem se apresentando com este trabalho e foi a única artista brasileira a se apresentar no prestigioso Namm’s Global Livestream Show em 2021. Em 2022 apresentará no Theatro São Pedro de São Paulo seu projeto operístico com produção musical de Dan Maia e Gilberto Monte contemplado pelo Proac.

MESA – “Uma possível pulsão de humanidade”

“UMA POSSÍVEL PULSÃO DE HUMANIDADE” é o tema da mesa da Abertura da VI Bienal de Psicanálise e Cultura da SBPRP.

As psicanalistas Lorena Preta (SPI) e Ana Rita Nuti Pontes (SBPRP), interessadas nos estudos das relações do homem consigo mesmo e com a cultura, nos apresentarão reflexões sobre a possiblidade da existência de uma pulsão de humanidade.

A ideia do ser humano como resultado da aculturação, na qual o inumano era colocado à margem da sua constituição, foi revista a partir dos trabalhos de Freud sobre as manifestações da pulsão de morte. A desumanidade, assim como a inumanidade, passa a ser considerada parte da humanidade de cada um de nós.

Em trabalho recente Ana Rita enfatiza a importância de Eros: “Na esperança de que um diálogo seja realmente eficaz para livrar a humanidade do terrível pesadelo de uma guerra, o diálogo é uma arma poderosa quando aliado à escuta”. Lorena Preta questiona se estamos evoluindo enquanto sociedade ou se estamos criando um aparato tecnológico que, na verdade, acaba por nos afastar do humano que existe em nós.

Podemos pensar ou não na existência de uma pulsão de humanidade na sociedade ocidental moderna?

É com essa temática instigante e incomodativa que abriremos as atividades da VI Bienal.

Contamos com a participação de vocês!

MESA – “Novas considerações sobre a Pulsão de Morte”

Quando Freud formula o conceito de pulsão de morte em 1920, profundas mudanças recaem sobre a psicanálise, alterando a trajetória da compreensão sobre a mente humana, agora apresentada com outra faceta, a da destrutividade e da violência. Contudo, no entrelaçamento destas duas pulsões, teríamos a vida viva, pulsante. Tânatos e Eros fusionadas permitem a sobrevivência do indivíduo e da espécie humana: unir e destruir e unir novamente, a agressão promovendo a vida, desafiando a criatividade e tirando o humano da inércia, em um jogo de forças complexo e permanente.

Como pensar a condição humana, que traz em si vida e morte,  neste momento de tantas crises? Para refletir sobre estes aspectos tão fundamentais que se apresentam nas ações humanas dando forma a múltiplas realidades, contaremos com a presença de:

Leopoldo Fulgêncio, psicólogo, Prof. Dr. USP – São Paulo – Brasil

Wladimir Safatle, filósofo, Prof. Dr. USP – São Paulo – Brasil

MESA – “Humanidades Silenciadas”

A mesa Humanidades Silenciadas propõe-se a discutir o pensamento e os mecanismos que levaram à condição de invisibilidade e silenciamento das obras culturais de homens e mulheres negras na sociedade brasileira desde o século XIX até os dias atuais. Como extensão do tema, traz a apresentação de psicanalistas de Sociedades, envolvidas com programas de ação afirmativa para promover a equidade racial na instituição psicanalítica.

Participam desta mesa a Profª Ana Flavia Magalhães Pinto, historiadora e docente da UnB e as Psicanalista Eliane Nogueira, Membro da SBPdePA – IPA e Josiane Barbosa, Membro da SBPRP – IPA.

MESA – “As humanidades possíveis e o planeta Terra”

“As humanidades possíveis e o planeta Terra” – Maria Luiza Gastal – psicanalista da SPBsb-IPA (Brasília/Brasil) e Nurit Bensusan – bióloga, Profa. Dra. Instituto Humanitas Unisinos (Brasília/Brasil). Ao propor um diálogo entre uma ambientalista e uma psicanalista, esta mesa pretende discutir as relações do ser humano com o meio ambiente. Freud, mesmo em toda sua genialidade, era também um homem de seu tempo, de uma cultura que considerava o Homem um ser superior, senhor da natureza, a quem cabia dominá-la. A contundência, porém, da realidade atual, nos mostra um ser humano ameaçado e ameaçando a existência do nosso planeta. Conceber novas e diferentes formas de relação da espécie humana com seu entorno é uma emergência. Onde e como a psicanálise pode estar implicada nessa nova ótica?

MESA – “Por que, ainda, a Guerra?”

“Por que, ainda, a Guerra? –   Marcelo Gleiser – físico, Prof. Dr. Dartmouth College (online, Hanover/EUA) e Cláudio Eizirik – psicanalista da SPPA-IPA (Porto Alegre/Brasil). Em 1932, Einstein pergunta a Freud “Existe alguma forma de livrar a humanidade da ameaça da guerra?”  A questão que continua ecoando em nossos dias inspira a mesa que propõe um diálogo a respeito da destrutividade humana. A urgência de se explorar a complexidade dessas ações movidas pelo ódio, nos impõe a necessidade de considerar qual o compromisso ético da ciência, da arte, da cultura e da psicanálise frente à constante e inesgotável ameaça de guerra.

Ana Flávia Magalhães Pinto

Professora do Departamento de História – UnB
Coordenadora Regional Centro-Oeste do GT Emancipações e Pós-Abolição – Anpuh
Diretora-Geral do Arquivo Nacional (Brasília/ Brasil)
Integrante da Rede de Historiadoras Negras e Historiadores Negros Colunista Presença Histórica – UOL